Mais do que encontrar amigos antigos, conversar e compartilhar fotos e conteúdos, as redes sociais estão se tornando um canal de negócios extremamente vantajoso para todos os tipos de empresas. Já comentamos antes sobre a importância da sua empresa estar presente nas redes sociais, e hoje, podemos afirmar com propriedade que isso já não é mais tendência, mas sim, uma questão de sobrevivência.
Ter uma página ou perfil para o seu negócio no Facebook, Instagram ou Twitter, entre outras redes, é uma maneira eficiente não apenas de divulgar sua marca como também de prospectar clientes e até aumentar as vendas. Inclusive, muitos pequenos negócios começaram vendendo pelas redes sociais e se consolidaram através delas como empresas maiores. O fato é que as pessoas buscam esses canais como meio de busca e interação pela facilidade de encontrar o que procuram e também o fato de poder compartilhar e coletar opiniões facilmente. Além disso, são plataformas dinâmicas e que permitem que você apresente a personalidade e essência da sua marca e não só produtos e serviços, isso contribui e muito para o Marketing de Relacionamento, diretriz extremamente importante na atualidade.
Usando as redes sociais a favor da sua empresa
As redes sociais são uma realidade das quais não adianta fugir, se você quer ter sucesso a longo prazo com o seu negócio. É imperativo que empresas estejam presentes nas redes, e o mais importante, utilizem isso ao seu favor – o ideal é então estar preparado para isso. As redes geram resultado, isso é fato. Se ele será bom ou ruim, depende do seu posicionamento lá dentro, depende de saber usar as redes “corretamente”.
É importante ter em mente que não basta só ter uma página ou perfil do seu negócio nas redes. Ela deve estar sempre atualizada e ter conteúdo interessante – bem semelhante ao blog/produção de conteúdo em um site. Podemos dizer que uma boa página de negócios em redes sociais seguem quatro diretrizes principais: ativação, presença, engajamento e conversão.
Se tudo isso parece muito complicado a princípio, veja então algumas dicas de o que NÃO fazer nas mídias. Já é um começo.
(lembre-se que todos os itens abaixo têm um NÃO ou NUNCA embutidos!)
1. Publicar uma página incompleta;
Muita gente acredita que, para estar presente nas redes e fazer sucesso basta criar uma página ou perfil e pronto: a mágica está feita. Se você pensa que é assim, é bom já saber que não. Inclusive, na internet a primeira impressão é a que fica, e isso pode manchar a reputação da sua empresa e fazer com que você perca oportunidades de negócio.
Antes de criar uma página para o seu negócio, é importante saber se está tudo OK com a sua empresa para não fazer feio, tanto online quanto offline. Por exemplo: o seu atendimento está funcionando bem e organizado? Tem recebido muitas críticas dos clientes? Possui todas as informações para disponibilizar nas redes? Possui boas imagens do seu negócio?
Caso a casa não esteja 100% em ordem internamente, é melhor parar, corrigir e só então publicar a sua página nas redes. Isso porque quem está ligado nas redes sociais quer geralmente respostas rápidas e assertivas. Estar na rede não faz com que, magicamente seu negócio fique melhor. Elas são um complemento, uma ajuda na divulgação e um relacionamento mais próximo com seus clientes ou futuros clientes. Sem uma boa estrutura por trás da presença virtual, a sua página pode acabar virando um muro de reclamações, e ninguém quer isso não é mesmo?
2. Abandonar a página;
Muita gente vai lá, cria a página ou perfil, faz algumas postagens e depois de um mês simplesmente abandona. Acredite: isso é pior que não ter uma página. Especialmente porque a pessoa vai lá buscar alguma informação, fazer uma pergunta e dá de cara com postagens antigas, o que pode passar, de cara, uma impressão negativa do seu negócio.
A partir do momento que você tem uma página é preciso interagir com o seu público e nutrí-lo com informações relevantes sobre a sua marca e o Universo onde ela está inserida. Isso inclui não apenas ter uma participação constante através de postagens, como também sempre responder a tempo e de maneira particular, além de interagir com os posts dos seus seguidores também (acredite, isso é importante). Quer coisa pior que ter uma pergunta ou problema e receber uma resposta padrão? Se coloque no lugar do seu cliente: que informações você gostaria de ver? Como gostaria de ser tratado?
Estar sempre presente na timeline – e na vida – das pessoas que te seguem é importante não apenas para reforçar a sua marca como também para ter uma comunicação mais estreita e assim poder transformar o simples seguidor em um cliente em potencial. Faça postagens sempre! Mostre o que está fazendo, compartilhe notícias interessantes, coloque imagens dos produtos ou serviços, mate objeções... E quando não tiver tempo para parar todos os dias, agende suas postagens; mas não deixe a sua página às moscas. Retomar depois pode ser mais trabalhoso que começar.
3. Dar respostas padrão e ignorar opiniões e sugestões;
Comentamos sobre isso no item anterior e essa é uma das grandes verdades quando falamos de redes sociais para empresas. É bom ter em mente que tudo o que é postado na sua página está ali para o mundo ver: elogios, sugestões ou críticas. Assim, é bom ter um tom educado e eficiente para atender a tudo isso. O ideal é, inclusive, responder o cliente na página e depois levar o assunto para ser resolvido via mensagens ou ligações particulares. Isso porque não é preciso expor tudo ali. Depois, quando tudo for resolvido, comunique isso na página da sua empresa, caso ache necessário. Assim as pessoas sabem que você viu, conversou e resolveu. Esse tipo de método passa mais credibilidade para quem vê a sua marca na rede.
Além disso, é super importante ouvir o seu público: o que eles querem, quais os desejos, dúvidas e sugestões. Tudo isso enriquece o seu negócio, seja a curto ou longo prazo. O mesmo vale quando tiver uma crítica: resolva antes que vire uma crise e aprenda com ela. Uma simples reclamação pode virar um grande insight para uma mudança que melhore os seus negócios, então não ignore absolutamente nada que for dito.
4. Errar a mão no conteúdo: muito superficial x muito pessoal;
Aqui temos um erro que pode se dividir em dois. A questão do conteúdo é super importante e deve ser levada a sério. Fazer uma página cheia de frases e imagens fofas que não dizem nada sobre o seu negócio afasta as pessoas que estão procurando informações relevantes, por produtos ou serviços como os seus. O mesmo vale se você passar o dia postando fotos de produtos ou serviços sem trazer nada de novo ou relevante para o dia a dia das pessoas.
E nem vamos falar em quem mistura página de negócios com perfil pessoal. Todos esses são erros clássicos e que podem afundar a reputação da sua empresa nas redes sociais. Ao ter uma página de uma empresa, é preciso postar o que interessa ao seu público-alvo, e não enche-la com opiniões pessoais. A função da página é informar e interagir com o cliente. Lembre-se que é um negócio e é a sua marca falando com os seus clientes e não você combinando um churrasco com seus amigos. A comparação pode parecer tonta ou esdrúxula, mas é bom ter isso em mente.
Além disso, é importante ser consistente no conteúdo postado. Alinhe seu discurso, os interesses do negócio, os produtos, serviços, a identidade visual. Se você fala A no começo da semana e Z no final, as pessoas irão notar e comentar. Seja lembrado pelo o que faz bem e não pelos seus deslizes.
5. Não analisar as métricas;
Além de ser constante e ter um bom conteúdo é preciso analisar o que está sendo feito. O que atrai mais o seu público: vídeos, fotos, textos? Qual o conteúdo eles mais compartilham? Quem são as pessoas que falam com você? Tudo isso é possível de ser levantado através do recurso de métricas das redes ou até mesmo anotado e analisado por você. Veja o que é mais interessante, o que não é, quais os horários de maior movimento e interação. Assim você consegue concentrar melhor a criação e não ficar gastando tempo com conteúdo vazio. Além disso, através dessa análise, é possível ver em que rede é melhor investir. É um erro achar que é preciso estar em todas e no fim não dar conta de nenhuma. Entenda o que o seu público procura e o que mais tem a ver com o seu negócio, com o seu segmento.
O que fazer em redes sociais
Planeje, pense, estude, refaça. Não existe uma fórmula certa ou mágica. Cada negócio tem suas particularidades e desafios e devem ser tratados um a um. Crie um planejamento anual com seus objetivos a curto, médio e longo prazo e reveja-o a cada trimestre para ver o quanto isso está ou não funcionando. Há uma série de pessoas que entendem do assunto e uma série de ferramentas disponíveis no mercado para te auxiliar nessa caminhada. Só não pode mesmo é deixar tudo isso de lado e sumir para o seu público e futuros clientes.